Pesquisar

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017


Abertura da 12a edição e do seminário de capacitação de estudantes finalistas ao PFDD


Decorreu nos dias 9 e 10 de Janeiro corrente, em Maputo concretamente no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ISCISA), o a abertura da 12a edição e o seminário de capacitação de estudantes finalistas e recém graduados do nível superior para o Programa de Férias Desenvolvendo o Distrito (PFDD) organizado pela Associação dos Estudantes Finalistas Universitários (AEFUM), os quais serão redistribuídos em todos distritos provinciais a nível do país. Este seminário contou com a participação de vários órgãos do estado, os quais deram o seu contributo e partilharam suas experiências em diversas áreas.
Participaram pouco mais de 200 estudantes dos quais, aproximadamente 20 estudantes do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), sendo que estes encontram-se em Maputo e como forma de facilitar questões logísticas estes tiveram a possibilidade de lá estar para interagir e aprender com os convidados e demais estudantes.

Durante a intervenção de sua Excia. Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleane, ficamos a saber que segundo o Plano Quinquenal do Governo (PQG) há previsão de criação de pelo menos 300 mil empregos por ano nas diversas áreas, do governo, do sector privado, iniciativas do governo (7milhoes, Fundos Juvenis, fundos dos combatentes entre outros); 15 Mil estágios pré-profissionais em todas as províncias; Projetos na área da indústria, comercio, e pesca; Facilitação do acessos terra por parte do ministério da terra ambiente e Desenvolvimento rural; Capacitação de 13 mil Pequenas e Medias Empresas (PME’s).

O ministro deixou um desafio aos jovens finalistas e apostarem no associativismo, empreendedorismo e no trabalho digno. E aos recém formados que aceitem qualquer trabalho socialmente útil esperando o emprego adequado ( não ser seletivos) e também olharem para a agricultura como negócio e explorar as oportunidades na vasta cadeia de valor (…).

A nível da província de Gaza, o  seminário de capacitação de estudantes finalistas ao PFDD ira decorrer no dia 13 de Janeiro (sexta-feira), no Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane em Xai-xai, apartir das 7:00horas e contara com a presenca da Governadora da provincia de Gaza Stella da Graça.

#PFDD_AEISPG

Sem comentários:

Publicar um comentário