Pesquisar

sexta-feira, 8 de julho de 2016

AEISPG realiza uma visita solidaria a EPC de Bombofo

No passado dia 08 de Julho de 2016, uma delegação da Associação dos Estudantes do ISPG composta por estudantes membros desta, funcionário do ISPG e o Coordenador provincial da AEFUM Gaza (Associação do Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique) Eusébio Chitlango, dirigida pelo seu presidente David Xavier Fardo, deslocou-se a localidade de Bombofo concretamente na Escola Primária do mesmo nome, com o intuito de realizar uma actividade solidária para com as crianças desta escola. 
Por volta das 11h45min chegou a escola, tendo se apresentado junto a direcção (directora Culminoca Bango e o pedagógico Inédio Chuchel) que apresentaram-na a delegação, onde deixaram saber que a escola tem um total de 9 professores e lecciona de 1ª a 7ª classe em dois turnos sendo que a 2ª, 3ª 4ª e 5ª classe frequentam o turno da manhã e a 1ª, 6ª e 7ª classe o turno da tarde.


Após este momento a delegação ficou entretendo-se com as crianças do turno da manhã no pátio com diversas brincadeiras e momentos de fotografias em família. A AEISPG apenas organizou o seguinte naterial:
  • 180 Lápis e 5 Esferográficas;180 Cadernos tamanhos A5 de 80 páginas; 6 Cadernos A4 de 192 páginas; 25 Afiadores;15 Borrachas e 1 Conjunto de material de desenho; 6 Embalagens de doces diversos; 3 Embalagens de biscoitos e 1 embalagem de sumo concentrado;

A entrega destes matérias foi em função das classes, salientar que as 1ª, 2ª classes e Cov’s eram o principal grupo alvo desta actividade.Sendo que estavam presentes 60 alunos da 1ª classe de um total de 93 e 17 Cov’s (crianças órfãs e vulneráveis) da 1ª e 2ª classe de um total de 68 alunos. Os mesmos receberam 2 cadernos A5, 01 lápis, e lanche diversificado para cada, fora o material oferecido a aluna mais nova da escola que frequenta 1ª classe, aosvencedores de pequenos concursos promovidos e aos professores. E o remanescente do material e lanche foi oferecido as outras classes que compõe a escola.
A delegação despediu-se das crianças e professores por volta das 14horas do mesmo dia, com a promessa de voltar mais vezes com vista a dar acompanhamento do percurso daquelas crianças deixando com elas um olhar de esperança em jeito de uma mensagem proferida pelo presidente da associação dos estudantes do ISPG


“…Meninos estudem muito, para serem professores e cuidem bem do material que os titios vos ofereceram…” prometeu o presidente.

As actividades decorreram sem sobressaltos e foi muito bom ter estado com estes petizes, visto que para além de brincar participaram num concurso de leitura desenho, canto e dança. De referir que esta acção de solidariedade mereceu um elogio pelos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Chókwѐ.


Sem comentários:

Publicar um comentário